REUNIÃO COM O INPEV 6w47k
Na manhã de hoje (quinta-feira), a pedido do Presidente Lauro Sagrilo, ocorreu uma reunião híbrida com representantes do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Na reunião, participaram os seguintes representantes da Inpev: Antônio Amaral (diretor nacional de operações), Gelson Lang (coordenador da região sul), e Cláudio Chassot (coordenador de centrais).
Também participaram da reunião: Domingos Lopes (diretor da Farsul), Paula Hofmeister (assessora ambiental da Farsul), Ademar Canterle (Secretário Municipal de Agricultura), Dorli Cassanta Fiorin (presidente da ASVALE), Marcos Sarturi (vice-presidente da ASVALE), e Lucas Fernandes (representando a Coxilha Insumos e Grãos).
O Presidente Lauro Sagrilo relatou o problema atual em nossa região, em que os depósitos de defensivos agrícolas estão lotados uma vez que a vazão das cargas está muito aquém do necessário, pois as unidades de processamento do Inpev são muito morosas e têm recebido poucas cargas por semana. O Presidente Lauro ressaltou que esse quadro poderá ocasionar autuações injustas aos produtores rurais pelos órgãos fiscalizatórios.
Os representantes da Inpev justificaram a morosidade de vazão, afirmaram que o problema já está resolvido, e se comprometeram a receber cinco cargas semanais oriundas de Santiago em suas unidades de processamento em São Luiz Gonzaga (2), Alegrete (1) e São Pedro do Sul (2). Daqui a 30 dias será realizada uma nova reunião para análise do cenário.
Enquanto isso, o Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó continuará monitorando a situação.